domingo, 15 de janeiro de 2012

Coisas de menina

Suspiro: sentimento que nasce admiração crescente por aquele que encanta. Ceder a esses encantos não é lá muito difícil. Na verdade, dadas as devidas circunstâncias, é consideravelmente fácil. Basta um tropeção, mera distração ou desvio de atenção, para envolver-se com o charme que, se não lhe é inerente, é consequência da posição. Posição injusta que impõe a unilateralidade, mas que desperta uma onda de suspiros platônicos e de idealizações que enxergam, em cada gesto, o olhar da pessoa amada. Coisas de menina.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A arte da existência

O universo artístico é, dentro de suas variantes – sejam elas as artes plásticas, a música, a literatura, o cinema, a fotografia e todos os desdobramentos de cada categoria – o meio de expressão humano em qualquer momento da história. Desde os primórdios, a arte se mostra, através de registros pitorescos nas cavernas e pequenas esculturas, como a Vênus de Willendorf do período paleolítico, um espelho para a sociedade à qual ela pertence.


A manifestação artística é, portanto, inerente à humanidade. A arte reflete pensamentos e ideias pertencentes a um determinado tempo. Ela é também fundamental para quebrar paradigmas dessas mesma ideias estabelecidas e arraigadas, além de resgatar antigos valores, sejam de ordem ética ou moral, dando a eles uma nova roupagem e fazendo a releitura necessária para adaptá-los à atualidade corrente. Tal processo é perfeitamente exemplificado com o Renascimento Cultural da Europa medieval, o qual buscou resgatar valores da antiguidade greco-romana.


História e arte, dessa forma, caminham lado a lado em uma relação de mutualismo. E, sendo a arte um reflexo da sociedade e do momento histórico, é fácil, talvez, entender os rumos artísticos da contemporaneidade. Ela nasce de uma postura social consumista-individualista que transformou o universo artístico em um mero mercado, tão vazio quanto o próprio âmago existencial.


O pensamento contemporâneo, portanto, engloba todo o comportamento capitalista e, concomitantemente, encontra o caminho entre artistas que, de uma forma ou de outra, buscam preencher esse vazio deixado pelo consumismo e individualismo, refletindo e resgatando valores existenciais por vezes esquecidos, garantindo o movimento pendular que caminha entre as correntes artísticas ao longo de toda a existência humana.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011

Os ajudantes mágicos do wordpress.com mostram as estatísticas de 2011 para esse blog.

Eu gostaria de agradecer ao meu pai, à minha mãe, a você e a todos os amigos da escola.



Os números:
Um comboio do metrô de Nova Iorque transporta 1.200 pessoas. Este blog foi visitado cerca de 6.900 vezes em 2011. Se fosse um comboio, seriam necessárias 6 viagens para que toda essa gente ser transportada.

Clique aqui para ver o relatório completo!