segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A novela das sacolas plásticas

A Associação Paulista dos Supermercados resolveu bancar o Super-Heroi Verde. As sacolinhas de plástico pararam de ser distribuídas e agora o mundo pode respirar tranquilo. Não haverá mais toneladas de lixos e poluentes atirados aos rios – nem é preciso levar em consideração que o que menos se encontra nos rios são as sacolinhas, mas isso não é problema – afinal agora o programa de reciclagem será devidamente implantado e a água do Tietê voltará a ser potável.


Todavia, os grandes empresários do comércio alimentício precisam receber algum benefício por tamanha benevolência. Por esse motivo, o custo que com as sacolinhas que era embutido no preço final do produto não será abatido do valor final. E você ainda poderá comprar sacolinhas para levar suas compras para casa e contribuir para aumentar o lucro dos mercados. Assim todo mundo sai ganhando.


Ah, não? Bom, pelo menos os donos de supermercado ganham – e duas vezes! Além de não gastar mais com sacolinhas plásticas, você continua pagando por elas ao fazer compras pelo mesmo valor que costumava fazer quando havia distribuição de sacolas, e ainda pagará para comprar sacolinhas (afinal, sacola comprada não polui!). Mas não se preocupe, ainda há a opção de optar pela sacola retornável. Quanto ao lixo que você costumava descartar nas sacolinhas do supermercado, as sacolas plásticas continuarão a ser usadas para esse fim, a diferença é que você precisará pagar por elas.


Está feliz? Então coloque um nariz de palhaço na sua cara e abra um largo sorriso e sacuda a bandeirinha verde. Caso não esteja, ainda há esperança: por determinação da justiça, as sacolinhas devem voltar à distribuição sem cobrança nos supermercados. Entretanto, levados pelo discurso ambiental falacioso que mascara o real interesse da campanha antissacolinha, alguns ambientalistas compraram a ideia e são contra o retorno dessas vilãs do planeta. A estes, o bolso dos empresários agradece.

Um comentário:

Leo disse...

Empresários dos supermercados salvarão nosso planeta. Primeiro eles atacam as sacolinhas plásticas, em seguida as garrafas PET e os 90% dos produtos de suas prateleiras que vem embalados em plástico... PARAAAAA... Isso não!!! Só as sacolinhas fazem mal ao planeta (le-se ao bolso do Abilio Diniz e cia) os outros produtos resultam em lucro a eles. E como sempre, o povo brasileiro aceita calado mais uma vitória dos milionários e poderosos.