domingo, 24 de abril de 2011

Sistema de Posicionamento Global

Há alguns meses ele planejava comprar um carro, não aguentava mais a vida de sardinha enlatada no transporte público. Quando finalmente comprou, percebeu que não sabia locomover-se nas vias públicas por falta de senso de direção. Mas o problema poderia ser facilmente resolvido. Nada mais de guias da Quatro Rodas atualizados ano a ano. O negócio agora era o Sistema de Posicionamento Global. Ele então comprou um GPS.

O GPS era uma mão na roda, poderia-se ir para qualquer canto sem se preocupar, porque o aparelho indicaria o caminho. O GPS era ela, pois possuía uma linda voz de gravação do aeroporto, era impossível chamá-la de "ele".

- {A 300 METROS VIRE À DIREITA} - disse ela.
Ele então entrou à direita.

- {A 500 METROS VIRE À ESQUERDA, DIPOIS VIRE À ESQUERDA} - disse ela em seu estranho português.

Ele então ele seguiu o caminho indicado.

- {VIRE A PRÓXIMA À ESQUERDA, DIPOIS VIRE À DIREITA}.

- Não vou virar aqui - pensou o condutor ao volante - Essa rua é muito suspeita a essa hora da noite.

- {RECALCULANDO ROTA} ... {VIRE A PRÓXIMA À DIREITA}.

- Caramba, esse GPS tá me metendo em furada, olha os becos que ele me enfia... - disse o rapaz ao guiar tranquilamente o veículo rumo ao desconhecido. - Eu não estou gostando disso.

- {VIRE A PRÓXIMA À ESQUERDA}.

Ao ver a boca em que se enfiaria, desobedeceu-a mais uma vez.

- {RECALCULANDO A MERDA DA ROTA}.

- Hein?

- {A 500 METROS VIRE À ESQUERDA, DIPOIS VIRE À ESQUERDA}.

Ele a desobedeceu mais uma vez para certificar-se do que tinha ouvido.

- {RECALCULANDO ROTA}.

- Devo estar imaginando coisas - pensou.

- {À 400 METROS VIRE À ESQUERDA, DIPOIS ENTRE NA PRÓXIMA RODOVIA}.

- Hmmm... Eu acho que conheço esse caminho, deve ser melhor por ali - e desobedeceu o GPS.

Silêncio. Nada se ouviu durante os minutos seguintes.

- Para onde vou? Essa porcaria pifou??

- {NÃO PRECISO FALAR CAMINHO, VOCÊ CONHECE}.

- Como é?

 - {RECALCULANDO ROTA}.

- Esse GPS está com defeito.

- {SIGA POR 200 METROS E FAÇA CURVA LEVE À DIREITA}.

O condutor então virou o volante totalmente para a direita e entrou abruptamente na próxima rua.

- {EU DISSE LEVE!}.

Sem entender o que estava acontecendo com ela, o condutor resolveu reiniciar o sistema do aparelho.

- {PERDA DE SINAL GPS}.

- Vamos ver se agora essa porcaria funciona direito.

- {PORCARIA É SEU CÉREBRO QUE NÃO SABE SE LOCALIZAR}.

- Senhor... Eu bati a cabeça??

- {DEVE TER BATIDO, ISSO EXPLICARIA SUA INCAPACIDADE MENTAL}.

- Caramba! Vou desligar esse troço, ainda bem que está na garantia!

- {SE ME DESLIGAR OUTRA VEZ, VOCÊ NÃO VOLTA PARA CASA}.

- Claro que volto, tenho aqui um Guia Quatro Rodas, edição de 2007, não deve ter mudado muita coisa. Além do mais, sempre posso parar para pedir informação.

- {HAHAHAHAHAHAHAHAHA}

- Qual é a graça?

- {HOMEM PEDINDO INFORMAÇÃO? VOCÊ É BURRO, MAS ATÉ QUE É ENGRAÇADO}.

- E o que é que você sabe sobre os homens? Pela Santa Entidade Metafísica Sobrenatural... eu estou conversando com um GPS!

- {TUDO QUE SEI É QUE SE VOCÊ ME DESLIGAR, VOCÊ NÃO CHEGA EM CASA}.

- Isso é o que vamos ver.

Desligou o GPS. Só não a jogou longe porque o produto estava na garantia e precisava trocá-lo, mas não saberia explicar qual é o defeito do aparelho sem parecer um lunático. “Oi, esse GPS está com defeito, ele discute comigo e me ofende, quero trocar por outro”. É, não seria legal.

- {OI} – Disse o GPS após dois minutos.

- Eu não acabei de te desligar?

- {ESTOU AQUI PARA TE GUIAR}.

- Mas você disse que não me guiaria mais.

- {EU DISSE QUE VOCÊ NÃO CHEGARIA EM CASA, A 300 METROS VIRE À DIREITA}.

- Não viro!

- {RECALCULANDO ROTA}.

- Vou te ignorar e usar meu Guia Quatro Rodas.

- {ASSUMINDO CONTROLE DO SISTEMA, ENTRE NA PRÓXIMA ROTATÓRIA À ESQUERDA}.

- Ei! Mas o que é que você está fazendo? Pare! Eu ordeno que pare! Estou começando a ficar enjoado... vou desligar o carro! Misericórdia! Não desliga! É o carro desgovernado!  Socorro!

- {VIRE À PRÓXIMA À DIREITA, DIPOS VIRE À DIREITA, SIGA EM FRENTE POR 200 METROS E PEGUE A BIFURCAÇÃO À ESQUERDA, FAÇA UMA CURVA EM S LOGO À FRENTE, DESVIE DO POSTE, VIRE À ESQUERDA, DIPOIS VIRE À DIREITA, PASSE O LAMAÇAL LOGO À FRENTE, À 300 METROS FAÇA CURVA LEVE À ESQUERDA, À 500 METROS ATOLE O CARRO. VOCÊ CHEGOU AO SEU DESTINO}.

- Ei! Minha casa está logo ali! Ahá! GPS idiota! Cheguei em casa! Deixe-me abrir a porta e... ei! Abre essa porta! Abre logo! Pare com essa brincadeira, estou mandando! Abre essa m...

BLOSH!

- Odeio tecnologia.

Um comentário:

Roger Lopes disse...

Deveras inspirada, hahahaha