segunda-feira, 28 de junho de 2010

A ignorância é uma desgraça, e o aumento de 18% no Senado, uma falácia.


Alguns dizem que a ignorância é uma virtude. Ignorar é botar a cabeça no travesseiro e não sentir nada pesar, é levar uma vida de merda e nem se dar conta disso, ou como diria Wahrol, mesmo que estejam insatisfeitos com a vida, as questões nunca atingem um nível mais amplo. Eu gostaria de ignorar certos fatos, pois quando não ignoro, percebo que a ignorância é uma desgraça.


E aí está rolando a Copa do Mundo, a grande ferramenta de manipulação em massa, a imponente vilã que nos ataca brutalmente de quatro em quatro anos, deixando todos cegos e ignorando todos os fatos que acontecem à sua volta.  O pão e circo de todo ignorante feliz. Poucos questionam se o problema está na copa ou no torcedor, importante é falar bonito, mostrar consciência e dizer que os Brasileiros são estúpidos por torcer fanaticamente.


O povo brasileiro geralmente é estúpido mesmo, com ou sem Copa. Seja torcendo ou falando mal, porque nem pra falar mal o brasileiro tem alguma moral. Nas últimas semanas, brasileiros desprovidos de massa encefálica tentaram mostrar consciência divulgando no Twitter que os senadores aprovaram um aumento de 18% nos seus próprios salários enquanto o povão curtia a Copa do Mundo.


Ocorre que no dia 17 de junho o Senado aprovou um aumento de 18% para os servidores públicos do governo federal, não houve um aumento aprovado em benefício próprio. Mas ignorância impediu os cidadãos com crise de consciência de checar a veracidade do fato que fora divulgado erroneamente no Twitter, simplesmente acharam bonito mostrar sua estupidez passando a mensagem adiante.


O Brasil precisa de um povo mais consciente sim, mas não é eliminando a Copa do Mundo de nossas vidas que essa consciência vai acontecer. Se o povo demonstra sua alienação durante os jogos, é porque é alienado o resto do tempo também. Não é o futebol que deixa o povo mais burro, é o povo que não consegue refletir nada além de um mundo limitado por uma bola rolando no campo. Afinal, torcer pela seleção é diversão, pensar um pouco além é ser cidadão.



Nenhum comentário: