quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A bolha cor-de-rosa

Certa vez li por aí sobre a bolha ideológica que o Facebook cria para seus usuários, limitando as publicações  ao mostrar em suas linhas do tempo apenas conteúdo referente às suas próprias opiniões, dificultando assim a interação e troca de informações sob diferentes pontos de vista.  E eu passei a  a criar a minha própria bolha. Intolerância? Não me importo, de fato, que assim me julguem. Desde que a rede social começou a fazer que as pessoas se esquecessem que as regras do convívio social deveriam valer também  no mundo virtual e que, assim como antes de falar é preciso pensar, antes de escrever, postar ou compartilhar qualquer coisa, é também necessário ao menos um pouco de reflexão.

Para evitar então dor de estômago pelo ódio compartilhado na rede ou pela propagação de opiniões ignorantes - seja pela falta do hábito da leitura, da análise e da reflexão fora do senso comum, seja pela preguiça de pensar - resolvi ajudar o Facebook a construir a minha bolha cor-de-rosa ideológica, deixando de seguir e/ou restringindo os que compartilham de senso comum carregado de ignorância, preconceito e ódio, ainda que não tenham consciência disso. Assim vejo apenas postagens e comentários humanos, ou divertidos, ou úteis, ou tudo isso ao mesmo tempo, preservando o meu estômago e a minha saúde mental. 

Dessa forma, quando escrevo minhas opiniões ou compartilho ideias com as quais concordo, ou repudio, ou fico indignada, não é, de forma alguma, para convencer aqueles que não concordam comigo. É simplesmente para mostrar aos que estão na mesma sintonia que eles não estão sozinhos. Portanto, quando paro de seguir ou restrinjo o acesso de alguém às minhas postagens, não é nada pessoal, preferi apenas respeitar a pessoa e o seu direito de falar a merda que quiser, optando por não mais acompanhá-las, seja em suas postagens ou em comentários indesejados nas minhas. Que os outros criem a sua própria bolha de ódio, eu não quero fazer parte dela. 

3 comentários:

Adriano Tardoque disse...

E as pessoas odeiam quem não odeia. Rs

Adriano Tardoque disse...

E as pessoas odeiam quem não odeia. Rs

Roberta disse...

Só não odeiam odiar!