terça-feira, 14 de março de 2006

Momentos

Há momentos da vida em que as palavras não confortam, as verdades não adiantam e os conselhos são inúteis. Cada coisa a seu tempo, cada momento existe para ser vivido da forma que tem que ser, se há dor ela deve ser sentida e chorada, se há persistência na dor ela deve ser respeitada.

Momentos de depressão existem, não diga que não há motivos, que basta querer e sai dessa, não diminua nem ridicularize o sofrimento de ninguém. Não adianta dizer que não vale a pena, ou tentar enfiar na cabeça de alguém que a vida continua. Em depressão não há o que se diga que se faça conseguir ver um futuro, que tire a dor o conscientize de que tudo é passageiro. Se sabemos disso, é apenas com a razão, mas o coração não sabe, não compreende, não vê e sofre. Uma coisa é certa, o mundo não para, e a depressão vai ou fica, conforme a força de quem a carrega. Seja amigo, seja solidário, não fale o que alguém não está preparado para ouvir, não dê conselhos que você mesmo não pode seguir, apenas esteja presente, ofereça seu ombro e diga "estou aqui", divirta, converse, sorria. Um sorriso vale mais do que mil palavras, um abraço conforta mais do que um "isso vai passar, não chora, não vale a pena". Chore, chore muito quando precisar, sinta a dor que tiver que sentir, não vou dizer "isso passa", porque quem vai mostrar isso é a vida, o tempo, o mundo.

Quem tentou me forçar a verdade goela abaixo, diminuiu as razões da minha dor, ridicularozou os motivos, não me ajudou nem um pouco, causou-me mais dor, sentimento de culpa, sofri ao ouvir as duras palavras que me derrubaram ao invés de levantar. Hoje o tempo está ao meu lado, a compreensão veio com o tempo, a dor já amenizada não recebeu ajuda das duras palavras.

Ha bem pouco tempo descobri quem são meus verdadeiros amigos, obrigada por simplesmente estarem aqui.

Amo vocês.

Um comentário:

r o d disse...

Amigo não precisa dizer que é. Ele aparece sem pedir permissão.
E pode dizer pouco, ou quase não dizer nada, mas sempre temos a sensação de que foi suficiente.
 
Continue assim, que hoje você mudou...e pra melhor ;)
 
Beijo!